O Coronavírus é uma grande família de vírus que causam doenças. O que se espalha, atualmente, é a doença chamada Covid-19, que tem efeitos nas funções respiratórias dos seres humanos. No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de pandemia causada pelo vírus. No Brasil, o primeiro caso do Covid-19 foi registrado no dia 25 de fevereiro deste ano. Atualmente, o país passa por uma rápida crescente de transmissões da doença. Por isso, é importante que você entenda por completo o que fazer para combater a esta pandemia.

Por que tanta preocupação com um vírus que é apenas mais uma gripe?

Os sintomas da COVID-19 são comparáveis à gripe sazonal em termos de gravidade – mas o perfil geral da doença, incluindo a taxa de mortalidade, parece mais sério até o momento. Daí a necessidade de elevar os cuidados para evitar o contágio.

Quanto tempo o vírus permanece “vivo” em uma superfície ?

As notícias dos especialistas dizem que o vírus pode durar cerca de 48 horas em uma superfície dura, como um corrimão ou nos apoios de ônibus, por exemplo. É por isso que o conselho é lavar as mãos regularmente e evitar tocar no rosto – evitando que o vírus entre no nariz, boca ou olhos.

Os animais podem ter ou transmitir o coronavírus ?

Por enquanto não há evidências de que animais em geral e mesmo os de estimação, como gatos e cachorros, possam transmitir o novo coronavírus. A principal forma de transmissão do COVID-19 é por meio das gotículas de saliva de pacientes infectados – e, mesmo que o animal carregue o vírus, há muitas barreiras que impedem o contágio em humanos. De qualquer forma, o indicado é não manter contato muito próximo, como dar beijos, e lavar bem as mãos sempre que encostar no pet.

Quando se deve procurar o pronto-atendimento?

Pessoas que não tiveram contato com casos suspeitos ou que não voltaram de países em epidemia e que apresentem quadros leves de tosse, febre baixa e coriza podem priorizar o repouso domiciliar. Caso o quadro evolua para sintomas mais graves ou falta de ar progressiva, aí sim é indicado procurar um posto médico ou hospital.

Confira todas as informações úteis sobre o coronavírus disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Qual é o exame incluído no Rol de Procedimentos Obrigatórios da ANS?

O exame incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é o “SARS-CoV-2 (CORONAVÍRUS COVID-19). A cobertura é obrigatória quando o paciente se enquadrar na definição de caso suspeito ou provável de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19) definido pelo Ministério da Saúde. Ressalta-se novamente que, uma vez que o conhecimento da infecção pelo vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) ainda está em processo de consolidação, à medida que novas evidências forem disponibilizadas, a tecnologia e sua diretriz poderão ser revistas, a qualquer tempo.

Caso ainda tenha dúvidas, como o beneficiário de plano de saúde deve ser informar? 

O usuário deve sempre procurar informações e orientações junto à operadora do seu plano de saúde.

Informação e prevenção são sempre importantes!

Material exclusivo e atualizado no seu Smartphone!